06/09/2009

Apresentando nosso amigo Durodoluwa

Fui surpreendido um dia na igreja com um pedido do Pastor: se eu podia fazer a tradução do culto para um irmão que só falava inglês. Como ainda estou aprendendo o italiano, fiquei meio com o pé atrás, mas topei o desafio. Aos poucos fui conversando traduzindo para o Durodoluwa, quando fui surpreendido novamente na hora dos testemnhos, com o pedido de testemunho do irmão. (a Igreja Assembleia de Deus, dá liberdade em todos os cultos para o testemunho dos irmãos, seja benção ou pedido de oração). Depois dessa tive que passar a traduzir também do inglês para italiano, porque todos na igreja queriam conversar com ele.

Pisa - Comida tipica nigeriana 06-09-2009 21-09-03

Quem é o Doluwa, como carinhosamente o chamo? Ele é um pesquisador Nigeriano, que está fzendo seu pós-doutorado em um grande centro de pesquisa de Pisa. Alguns anos atrás ele se converteu em seu país, também em uma igreja pentencostal, chegando a ser Pastor de uma comunidade de 50 pessoas. Ele é uma pessoa muito inteligente, mas acima de tudo uma bênção.

Fizemos amizade e fizemos alguns passeios juntos, como ao acampamento da igreja, saimos para comer pizza e recebemos ele aqui em casa para ele experimentar a bruschetta e focachia (pão italiano parecido com o árabe). Ele também nos recebeu em sua casa para uma comida típica de seu país, que não consegui decorar o nome. Uma espécie de purê feito com farinha de mandioca e uma sopa com melão e carne de porco e bastaaaaaante pimenta. Tava muito difícil de comer porque estava picante, mas é gostoso.

Pisa - Comida tipica nigeriana 06-09-2009 20-05-57

Ele tem sido uma bênção para mim no sentido espiritual, pois temos compartilhado nossas dificuldades e aconselhado um ao outro. Também estamos estudando juntos, ele está me ajudando a me preparar para um teste de inglês o TOEFL, e eu tenho ensinado os primeiros passos de italiano para ele. Tem sido uma boa experiência aprender uma cultura totalmente diversa da nossa e principalmente poder ajuda lo na sua adaptação a Itália. A adaptação de um africano (tem muito preconceito devido a imigração clandestina) e a dificuldade da lingua são realmente barreiras que estou tentado ajudá-lo a quebrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, é muito importante para nós.