31/03/2009

O próximo passo da cidadania: Confirmação da Residencia

Depois de encontrado o apartamento e conseguir o contrato, mesmo sem o Permesso di Soggiorno (leia o outro post), nos dirigimos a Comune – ufficio demografico – para requisitar a residencia na cidade de Pisa. A lei italiana determina que o processo de cidadania feito aqui só pode ser feito para pessoas residentes legalmente no pais.

Diferentemente do Brasil, a prefeitura e um ministério chamado do interior, controlam onde os cidadãos estão morando. Quando um cidadão muda de cidade ou mesmo de país, ele deve informar a comune ou consulado e fazer o seu registro anagrafe. Acredito ser interessante para o controle de migração interna e externa e também para melhor policiamento. Os estrangeiros também tem que requerer a residência, mas para isto tem que estar aqui legalmente. A residência é confirmada in loco por um policial local.

Como escrevi no outro post, a confusão de informações entre os órgãos públicos é grande. Mas na semana passada conseguimos fazer a requisição de nossa residência. A princípio a funcionária do sportello (balcão de atendimento) pediu o famoso permesso di soggiorno e como ainda não tenho, não pude fazer. Mas conseguimos fazer a requisição para minha mãe. Voltei no outro dia e pedi para falar com o responsabile (que seria um supervisor de seção no Brasil) que confirmou a informação da Questura. Ou seja, os brasileiros não precisam de permesso di soggiorno até 90 dias da entrada na Europa.

Na semana passada o Vigile esteve em nossa casa, mas como minha mãe estava em viagem a Florença, não pudemos oficializar. Depois de duas semanas, sem poder sair no período da tarde, finalmente fizemos o reconhecimento hoje. Graças a Deus! Que alívio! Muito gentil aliás o Vigile, que claro nos tratou com a formalidade devida, mas conversamos e pode conhecer toda a família.

DSC09584

Pelo menos conosco foi supertranquilo, não houve muito questionamentos porque a casa estava arrumadinha e plenamente adaptada para a moradia de três pessoas. Para os padrões europeus, um bilocale (quarto e sala) é mais que o suficiente.

O melhor de tudo é que agora poderemos dar seguimento ao processo de cidadania, com a entrega dos documentos ao Ufficio di Stato Civile. Em breve “postarei” mais novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, é muito importante para nós.