14/03/2009

Falando um pouco sobre a cidade de Pisa

Pisa é famosa pela Torre Pendente, no aspecto turístico, além de outras construções históricas. Mas a cidade me surprendeu em vários aspectos que gostaria de compartilhar. Tudo que coloco aqui, foi o que ouvi de pessoas e pesquisei um pouco sobre a cidade.

DSC09278Foto: Dario Grossi

Não sei se vocês sabem, mas a união do Estado da Itália, aconteceu recentemente em relação a outras grandes nações. Aqui havia grandes reinos-cidades, em que reinavam ou governavam famílias importantes. A península então era constantemente invadida por outros estados mais organizados ou bárbaros. As cidades eram fortificadas com muralhas e tinham portas de saída que eram vigiadas todo o tempo. A República de Pisa, conhecida como república marinara, conserva estas características até o dia de hoje. São quatro as portas princiáis, a Lucca, ao Mar, a Florentina e a Nova.

A Praça dos Milagres (Piazze dei Miracoli) tem em seu conjunto a Catedral (Duomo), o Batistério e o Campanário, que na verdade é a famosa Torre Pendente. Também abriga o importante Museo da Catedral dentre outras atrações. E claro chineses vendendo buigingangas.

DSC09286 DSC09287

Fotos: Dario Grossi

A cidade é cortada pelo Rio Arno, 3º maior do país com 400 km, tem algumas pontes e avenidas marginais importantes para o tráfico da cidade. São cindo pontes, sendo a mais movimentada a ponte di Mezzo (do meio), de onde se inicia a Corso Italia, via com as lojas mais chiques e caras da cidade.

DSC09380

Foto: Dario Grossi

As principais lojas e outros estabelecimentos comerciais ficam nas grandes avenidas marginais (lungarno) ou nas que as cortam tanto na margem norte, quanto na margem sul. Aqui no centro ficam o Comune (prefeitura), praças importantes, teatros, Questura, Tribunal e a estação central de trem. A estação também é o principal ponto de partida das linhas de ônibus urbanos e interurbanos.

Pisa é muito conhecida na Itália por sua importante universidade, fundada no século 14, e frequentada por 65000 estudantes. Para uma cidade de 110000, a presença dos estudantes é realmente muito importante. Eles vem principalmente da região sul do país, porque aqui é uma cidade pacata, pequena, com uma boa infraextrutura de transporte (tem aeroporto internacional). Aqui no Centro da Itália, há uma receptividade maior aos italianos do sul, do que nas regiões de Piemonte e Lombardia, mais ao norte.

A presença dos estudantes provoca um número grande de labretas, vespas e de bicicletas, causando até congestionamento. Mas por outro lado, não conheço cidade que tem mais imobiliarias por m². Visitei quase duas dezenas delas e existem muito mais pelos bairros a fora. Isto facilitou bastante conseguir um contrato em meu nome.

Por fim, vale a pena vir visitar e ainda por cima, o por do sol aqui é maravilhoso.

DSC09383

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, é muito importante para nós.