08/08/2009

Dia de San Raniero: Luminara e praia em Tirrenea

Dia 16 de junho foi o dia do santo padroeiro da cidade de Pisa. Nós aproveitamos a folga, mesmo tendo aula neste dia, para aproveitar e descansar.

A noite da véspera é marcada por uma bela festa nas principais ruas do centro de Pisa. A tão esperada festa da Luminara, é caracterizada pela decoração da fachada dos edifícios históricos com milhares de velas. Ao anoitecer então todas as luses artificiais (inclusive dos postes ) são desligadas, fazendo um grande espetáculo. As margens do rio Arno ficam duas grandes ruas chamadas Lungarno, que é o lugar mais concorrido.  

Pisa - Luminara 16-06-2009 21-44-58Pisa - Luminara 16-06-2009 21-48-38

Em torno das 22:00 tem a passagem da imagem de San Raniero em um barco também decorado com velas, subindo o rio do mar para o centro histórico. Como se vê nas fotos abaixo, as luzes refletem no rio aumentando ainda mais a beleza da festa. Este passeio fizemos com nossos amigos Giuseppe e Patrizia da Assembleia de Deus, eles tem sido uma bênção nas nossas vidas.

Pisa - Luminara 16-06-2009 21-48-02

No dia seguinte, após a aula de italiano, fomos a praia da província de Pisa, na cidade de Tirrenea. O Oceano Mediterraneo nessa região da Itália (costa oeste) chama-se Mar Tirreneo, da aí vem o nome da cidade. É uma praia bem tranquila, com uma pequena área pública, uns 100m, e o restante privado. Existem os bagnos que tem concessão de aproveitar estas áreas privadas e só se pode utilizar esta área quem paga. Mas o usuário tem direito a sombrinha, cadeiras, uso da ducha, banheiro, etc. Tudo muito bem organizado, mas não sei se vale E$12.

Tirrenia - Praia no Feriado 17-06-2009 18-35-37 Tirrenia - Praia no Feriado 17-06-2009 18-36-54 

A água é quase sem ondas, como em quase toda Itália, mas aqui não limpa como dizem ser na Sardenha e Sicilia. Os sardos e sicilianos se orgulham da limpeza de suas praias, onde se podem ver os próprios pés e peiches. Isso porque nunca foram no Nordeste, por isso apaixonam com o litoral brasileiro. Claro que não entrei na água, porque estava muito gelada.  Quem me conhece sabe que detesto água gelada. Mas a Lili aproveitou. A areia é fina e bastante limpa, não tem lixo jogado, como na Brasil, e esta achei a melhor parte.

 Tirrenia - Praia no Feriado 17-06-2009 18-29-03 Tirrenia - Praia no Feriado 17-06-2009 18-33-05

Foi muito relaxante, pudemos ler bastante, ouvindo uma boa música, e até coxilar! Almoçamos no próprio bagno, e pegamos o ônibus de volta para Pisa. Valeu a pena porque além de tudo o sol aqui vai até as 21:00 este época e podemos aproveitar bastante.

9 comentários:

  1. Que lindas imagens e bom texto vc fez filho! Bom saber que vcs tem ido a praia e eventos culturais italianos. Melhor ainda saber que vcs tem o apoio abençoado do casal de italianos amigos e irmãos em Cristo Jesus! Gloria a Dio!!!
    Bc
    Mama

    ResponderExcluir
  2. Oi.Livia! saudades ....
    Que linda esta festa à luz de velas!
    A Europa é realmente linda, amei a nossa viagem para a França, ficamos 1 dia em Londres, 5 em Paris e depois 12 dias pelo interior da França, maravilhoso.
    Continuo torcendo para que vocês consigam tudo o que sonham aí na Itália.

    Bejos

    ResponderExcluir
  3. Faltou o nome...hahahah
    Elaine

    ResponderExcluir
  4. Pois é mãe agente tem mais é que procurar amigos cristãos em tempo de dificuldade, não é mesmo? Tem sido uma força muito grande poder contar com as orações e apoio dos irmãos da Igreja Italiana.

    ResponderExcluir
  5. Oi Elaine, sua irmã comentou da viagem que vocês fizeram. Ela também gostou muito. Aproveitem que agora tem embaixada do pão de queijo e voltem na Toscana! Abraços,
    Neto

    ResponderExcluir
  6. Olá primo!
    Me chamo Larissa e sou neta de Hélia Grossi,tia do seu pai.Estou a procura de informações sobre nossa família para fazer um trabalho de faculdade,e foi um achado seu blog!Nele encontrei algumas informações que não tinha sobre o Alberto Grossi.A partir de hoje ficarei ligada,sempre que puder,em seu blog!
    Fiquei feliz que tenha conseguido a cidadania,estamos(minha mae e meus irmãos)na luta também para conseguir.Assim é mais fácil para que eu possa morar ai na Itália também.Faço design de moda em BH,e meu sonho é morar em Milão!Quem sabe daqui alguns anos não esbarramos por aí?!!hehehehee..
    Se quiser fazer algum contato pode me enviar um e-mail:larissagrossi@hotmail.com
    Fica com Deus!
    bjos,Larissa

    ResponderExcluir
  7. Oi Larissa, é um prazer te conhecer, fiquei muito feliz com o seu contato. Sobre o seu trabalho na faculdade, existe muita informação na internet, inclusive um site que o Luciano Estolano Grossi e seus irmãos fizeram. Infelizmente o site não está mais no ar, mas eles tem muitos documentos e estórias para contar. Eles são descendentes do José Albertino Grossi como nós. Se você entende um pouquinho de italiano ou inglês, procure no WWW.google.it por “famiglia grossi” que você vai achar muito mais coisa. Não sei que tipo de trabalho vc está fazendo, mas tem alguns sites interessante como o WWW.familysearch.com que tem registros de descendência. Nós somos dos Grossi da cidade de Lucca, porque tem Grossi espalhado na Itália inteira. Se quiser saber alguma coisa mais específica me mande suas perguntas.

    Sobre a cidadania, se você não tem pressa sugiro fazer em BH, mas se quer terminar sua faculdade na Itália, não tem jeito, vem para cá e faça aqui. Eu vim na cara e na coragem, convencido pela experiência do Rodrigo Grossi, neto do tio Hilário Grossi, que veio em 2005. Eu sou o segundo que fiz a cidadania aqui na Itália. Em três meses você tira a cidadania e pode começar a universidade talvez em 6 meses. Mas o custo de vida em Milão é alto, tem que planejar bem. Ou então você pode tentar conseguir uma bolsa ou se inscrever em cursos rápidos de férias, através do consulado e da fundação Torino (de BH). Te dou um conselho final: corra e invista no seu sonho, vale a pena! A Itália respira moda.

    Pode contar comigo para o que você precisar. Inclusive tenho aqui todos os documentos originais até o José Albertino você vai poder usar. Inclusive os originais italianos e as certidões de óbito que ninguém tinha descoberto em Mercês e Rio Pomba (MG). Se animar a vir entre em contato.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  8. eu daize grossi sou filha de domingos antonio grossi que ja morreu eu queria a cidadania italiana eu moro em goiania quando eu fui tirar o documento falou que o cartorio tinha pegado fogo e nao teria geito de pegar o documento?como que fasso para vc me enviar o documento?

    ResponderExcluir
  9. daize grossi eu moro em goiania a 15anos mais ou menos quando vc qiuzeres vim aq em goiania vai ser um prazer imenso meu tel e 062-91858703 eu quero conhecer milao ea cidade aonde meu pai nasceu ea sua empresa?com meu filho?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado, é muito importante para nós.