30/05/2009

Resposta dos consulados sob Não Renúncia

Confirmada a residência, no mes de abril, pudemos finalmente dar entrada no processo de análise da cidadania. Das primeiras análises surgiram algumas barreiras:

  1. Meu bisavô materno se chamava Giovanni Antonio Francesco Curzio, mas não sabemos porque adotou o nome de Francisco Curzio Laguardia no Brasil. O normal é usar o primeiro nome e o sobrenome Laguardia, que era da sua avó materna, não se sabe porque o adotou.
  2. Meu bisavô paterno, José Parvolo Grossi, nascido no Brasil e filho de italiano, não teve certidão de nascimento no Brasil, apenas certidão de batismo. A funcionária não poderia aceitar por não saber quando no Brasil surgiram os cartórios de registro civil.
  3. Para o processo da minha mãe, precisariamos dos processos de divórcio completos, não somente das certidões com averbação. Não trouxe estes documentos e pedi los na justiça brasileira demora uma eternidade.

Como estamos constantemente em oração, colocamos este motivo então para que Deus pudesse agir. Uma semana depois veio o milagre, a funcionária conversou com seu chefe e todas as barreiras foram quebradas:

  1. Como os documentos e os nomes dos pais do Francisco constavam nas suas certidões brasileiras, ficou caracterizado que ele era mesmo o Giovanni, aquele italiano nascido em Vibonati. Além disso buscamos as certidões do pai dele, provando a origem do sobrenome Laguardia.
  2. Como o consulado da Itália legalizou os documentos de batismo que conseguimos, aceitou-se como válida. No entanto, meu processo não utilizará a linha paterna e a família Grossi, mas a linha materna da família Curzio.
  3. Para a cidadania ficou negociado que não será necessário os registros de divórcio, que deverão ser trazidos depois para regularização do estado civil da minha mãe.

Bom então seguimos para o próximo passo, as respostas dos consulados, que vou comentar em outro post. Mas deixo aqui os conselhos se quiser facilitar o processo:

  1. Corrija judicialmente os nomes tanto dos italianos, quanto de seus descendentes, tomando como base os originais das certidões de nascimento. Este processo pode demorar alguns meses, mas é o melhor a fazer antes de vir. Algumas Comunes poderiam não aceitar casos como o meu.
  2. Faça o reconhecimento civil tardio, também judicialmente, das certidões de batismo e de casamento de todos os ascendentes. É esta a maneira líquida e certa;
  3. Se a pessoa que requer a cidadania já se divorciou e tem outros casamentos, traduza e legalize no consulado o processo completo. Isto servirá para a Comune já fazer o acerto do estado civil. No meu ponto de vista, isto seria opcional. Mas aqui cada Comune tem o seu processo específico.

Como se diz na Toscana, “il discurso è questo”: quanto mais certinhos os documentos tiverem, menos dor de cabeça, e em menos tempo será o processo.

No nosso caso, Graças a Deus, tudo se resolveu, mas perdemos duas semanas.

11 comentários:

  1. Caro Neto,

    meu nome é Stefenson e sou primo de sua mãe Gisele: minha mãe é a Alzira Laguardia Faria.
    Estou começando a reunir as certidões para a cidadania italiana... Seria muito pedir que conseguisse a certidão do vovô para mim???
    Se for possível, qual seria o custo e como mando o dinheiro para você????
    Meu e-mail é: tefo500@hotmail.com
    Aguardo sua resposta...
    Agradeço desde já,
    Stefenson Lopes Faria.

    ResponderExcluir
  2. sou neto de José Grossi, nasc. em 1886 na Itália e bisneto de Guerino Grossi e Antonia Andretta , chegaram no Brasil no final de 1898.
    Diziam ser da região de Treviso. Venhotentando localizar a comuni de onde vieram para conseguir documentação, está dificil, se vc puder ajudar? Agradeço.
    meu e-mail " nr.neto@hotmail.com "

    ResponderExcluir
  3. Ola Anônimo, você deu sua decedência, mas esqueceu de deixar seu nome. Posso ajudar sim, mas o primeiro passo é procurar na sua família mais informações. Dê uma olhada em outro post deste blog que talvez te possa ajudar: http://pizzariagrossidilucca.blogspot.com/2009/05/preparando-os-documentos-para-cidadania.html
    Vamos nos falando.

    ResponderExcluir
  4. I couldn't refrain from commenting. Very well written!
    Also see my page > risks of hcg diet for men

    ResponderExcluir
  5. If you want to increase your know-how only keep visiting this
    site and be updated with the most up-to-date information posted here.
    Have a look at my web-site ; site

    ResponderExcluir
  6. constantly i used to read smaller articles or reviews which
    also clear their motive, and that is also happening with this article which I
    am reading here.
    My site: effective ecommerce

    ResponderExcluir
  7. Wow! In the end I got a website from where I be able to genuinely obtain
    useful data regarding my study and knowledge.
    Here is my web site :: Poker

    ResponderExcluir
  8. I read this post fully about the difference of hottest and earlier technologies,
    it's remarkable article.

    My web blog: job search

    ResponderExcluir
  9. Link exchange is nothing else but it is simply placing the other person's webpage link on your page at proper place and other person will also do similar in support of you.

    my site ... sexvideovoyeur.com

    ResponderExcluir
  10. When I originally commented I clicked the "Notify me when new comments are added" checkbox
    and now each time a comment is added I get three e-mails
    with the same comment. Is there any way you can remove
    people from that service? Cheers!

    My webpage :: http://www.babesflick.com/video/32258/karen-pussy-wide-gaping-and-pussy-fingering-closeups.html

    ResponderExcluir
  11. Olá Dario!

    Verifiquei que temos a mesma descendência! Alberto Grossi e José Parvolo Grossi.
    Estou organizando os documentos para tirar a minha cidadania italiana, pois pretendo cursar meu doutorado na Europa e isso facilitaria muito.
    Você de alguma forma conseguiria me ajudar?

    Ficaria muito grata.
    meu e-mail é: carla.engcivil@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado, é muito importante para nós.