Dia 16 de junho foi o dia do santo padroeiro da cidade de Pisa. Nós aproveitamos a folga, mesmo tendo aula neste dia, para aproveitar e descansar.
A noite da véspera é marcada por uma bela festa nas principais ruas do centro de Pisa. A tão esperada festa da Luminara, é caracterizada pela decoração da fachada dos edifícios históricos com milhares de velas. Ao anoitecer então todas as luses artificiais (inclusive dos postes ) são desligadas, fazendo um grande espetáculo. As margens do rio Arno ficam duas grandes ruas chamadas Lungarno, que é o lugar mais concorrido.
Em torno das 22:00 tem a passagem da imagem de San Raniero em um barco também decorado com velas, subindo o rio do mar para o centro histórico. Como se vê nas fotos abaixo, as luzes refletem no rio aumentando ainda mais a beleza da festa. Este passeio fizemos com nossos amigos Giuseppe e Patrizia da Assembleia de Deus, eles tem sido uma bênção nas nossas vidas.
No dia seguinte, após a aula de italiano, fomos a praia da província de Pisa, na cidade de Tirrenea. O Oceano Mediterraneo nessa região da Itália (costa oeste) chama-se Mar Tirreneo, da aí vem o nome da cidade. É uma praia bem tranquila, com uma pequena área pública, uns 100m, e o restante privado. Existem os bagnos que tem concessão de aproveitar estas áreas privadas e só se pode utilizar esta área quem paga. Mas o usuário tem direito a sombrinha, cadeiras, uso da ducha, banheiro, etc. Tudo muito bem organizado, mas não sei se vale E$12.
A água é quase sem ondas, como em quase toda Itália, mas aqui não limpa como dizem ser na Sardenha e Sicilia. Os sardos e sicilianos se orgulham da limpeza de suas praias, onde se podem ver os próprios pés e peiches. Isso porque nunca foram no Nordeste, por isso apaixonam com o litoral brasileiro. Claro que não entrei na água, porque estava muito gelada. Quem me conhece sabe que detesto água gelada. Mas a Lili aproveitou. A areia é fina e bastante limpa, não tem lixo jogado, como na Brasil, e esta achei a melhor parte.
Foi muito relaxante, pudemos ler bastante, ouvindo uma boa música, e até coxilar! Almoçamos no próprio bagno, e pegamos o ônibus de volta para Pisa. Valeu a pena porque além de tudo o sol aqui vai até as 21:00 este época e podemos aproveitar bastante.