09/05/2010

Vinci, a cidade do Leonardo

Imagem do mapa

Fomos aproveitar um domingo de sol para conhecer a cidade natal do Leonardo da Vinci. Este grande personagem da arquitetura, arte, engenharia e muito mais. Cada vez que conheço um pouco da história dele fico mais impressionado.

Para chegar em Vinci atravessamos os Apeninos, cadeia de montanhas que corta a Toscana, ao nordeste da cidade (veja mapa). Foi muito legal porque a paisagem da primavera vale a pena. Até o mato aqui é diferente, um gramado cheio de flores brancas e vermelhas.

A cidade é típica da época medieval com as ruas estreitas do centro histórico e o castelo que domina a paisagem. Os museus são fantásticos para quem quer conhecer mais sobre o trabalho deste artista, principalmente sobre seus trabalhos de ciência e engenharia.

Fechamos o dia com um belo almoço, passeio na feira e um belo gelato italiano.

Gabriel Grossi na Itália

Gabriel é meu primo, que apesar de mais novo somos muito amigos. Na nossa infância a diferença de idade nos separava, mas com a maturidade nossa afinidade de personalidade nos aproximou. Talvez porque somos tranquilos, humor sarcástico, gostamos de estabilidade no relacionamento (ele esta com a Vivi desde os 13, eu com a Lili desde os 18), sei lá. Resumindo fiz de tudo para poder encontrar com ele, para poder por o papo em dia.

Sai de Trentino, região nordeste da Itália onde estava a trabalho, passei em Milão e trouxe ele para passar o fim de semana comigo. Foram momentos de muita risada, “causos” e não fatou o tradicional passeio em Florença. Parêntesis, estou virando um excelente guia turístico desta cidade, aproveitem. Vejam as fotos abaixo ou clique para ve-las com a tela cheia.

Pena que foram só duas noites, porque com a confusão do vulcão ele não conseguiu aproveitar o domingo. Teve que mudar os planos porque o aeroporto de Milão estava fechado e saimos correndo para ele ir de trem para Roma. No final deu tudo certo e deu tempo para matar a saudade. Volta primão!