21/04/2009

Emiglia Romana

Um colega me perguntou por e-mail como está a minha vida aqui, se já conheci a Itália inteira, se estamos viajando muito, etc.. Não é para turismo que estamos aqui, mas na medida do possível temos aproveitado. Como estamos investindo nosso tempo e recursos em nossa mudança para cá, passamos muito tempo estudando italiano e providenciando os documentos relativos à cidadania. Mas na páscoa demos uma trégua aos afazeres e resolvemos viajar. Fomos conhecer a bela região da Emiglia Romana.

Emilia romagna

Esta região faz parte do centro da Itália e fica a nordeste da Toscana, são separadas pela grande cadeia de montanhas chamada Apeninos. É uma das regiões em grande desenvolvimento econômico e turístico, banhada a leste pelo mar Adriático e com um patrimonio cultural importante. Nesta região, alguns dos produtos típicos italianos foram aprimorados ou originados, como o molho ragu (a bolonhesa), o queijo parmesão, a mortadela, o prosciuto crudo, o aceto balsâmico e o vinho lambrusco frisante. Hoje são famosos em todo mundo os produtos com origem principalmente de Parma, Modena e Bolonha. Nossa viagem previa que passessemos um dia em cada uma destas três cidades.

Começamos por Bologna, a capital da região, e descobrimos que aqui os italianos são muito gentis. Fomos muito bem recebidos e informados por todos os lugares que passamos. Ficamos em um albergue da juventude, um pouco longe do centro, mas não foi problema graças ao eficiente sistema de transporte público. Conhecemos o parque da idependência, onde fizemos um almoço do tipo piquenique. Assim degustamos todos os produtos típicos, com pães muito saborosos e em um lugar agradável. Compramos tudo no supermercado para pagar pouco, pois ainda faço parte do clube dos muquiranas.

DSC09612 DSC09623