23/02/2010

Master in Paesaggistica

master Desde o dia 14 de janeiro comecei a fazer uma especialização aqui na Itália, o Master em Paisagismo, da Università degli Studi di Firenze (Florença). Fiz a prova o ano passado, em novembro, e das 20 vagas que eram disponíveis e dos 23 candidatos, fiquei em 15º lugar. Na verdade é uma união de várias faculdades: Arquitetura, Agrária, Ciências Naturais. O Master é de um ano, e infelismente ainda não consegui uma bolsa. Estou tentando uma bolsa na Região Toscana, vamos ver se consigo…

Este master é reconhecido pela Associação dos Arquitetos Paisagistas da Itália, a AIAPP, e um dos mais antigos da Itália. Estou gostando muito, porque cada vez mais vejo que a área que eu quero trabalhar é de paisagismo e meio ambiente, progetar parques, jardins

, etc. 

Eu estou feliz também porque estou entendendo 90% das aulas, conseguindo conversar direitinho, claro que sem entender qualquer palavra, ou qualquer dificuldade, mas conseguindo me comunicar e aprendendo as palavras técnicas, e aprendendo bastante sobre plantas, solo, projeto, análise, tudo em italiano.

Nós já estamos fazendo um projeto na área de Pistoia, cidade onde estamos tendo aula (perto de Prato). O pessoal da turma é jóia, tem arquitetos, agrônomos, urbanistas e outros como ciências naturais e sociólogos. Tem apenas eu de brasileira (afinal eu nasci no Brasil) e mais uma menina alemã, o resto todo mundo é italiano, mas de todas as partes da Itália: Milão, Vêneto, Toscana, Sicília. Claro, pela proximidade, a Toscana engloba mais alunos. DSC00721

As aulas são de quinze e quinze dias, quinta e sexta o dia inteiro, e sábado de manhã.

Graças a Deus por esta oportunidade!

Alguns sites para quem se interessar:

O site do master:

http://www1.unifi.it/masterpaesaggistica/_base/inizio.html 

Site da Associação dos Arquitetos Paisagistas, Itália:

http://www.aiapp.net/

Site da Associação dos Arquitetos Paisagistas, Europa:

http://europe.iflaonline.org/

Um comentário:

Deixe aqui seu recado, é muito importante para nós.